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Este ano estamos comemorando os 21 anos do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix! E o nosso objetivo aqui e te contar um pouquinho dessa história de sucesso, conquistas e desafios!
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Wednesday, October 26, 2011

A História da Fonoaudiologia no Izabela


O Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix foi autorizado a funcionar em regime anual pelo Decreto Federal n.º 98.350, de 31 de outubro de 1989 com entrada única, no período noturno, oferecendo 80 vagas e com duração de 4 anos. Foi reconhecido pela Portaria MEC n.º 936, de 29 de junho de 1993, reconhecimento este renovado pela Portaria MEC n.º 90, de 16 de janeiro de 2002.
O curso de Fonoaudiologia iniciou suas atividades em fevereiro de 1990 com duas turmas de 40 alunos. Na época da autorização, a direção geral institucional nomeou para a direção do curso a Professora Emilse Pacheco Alves, que permaneceu no cargo até o ano de 1995. Em 1991 a Professora Teresa Cristina Moura de Oliveira assumiu o cargo de Assessora do curso para auxiliar a professora Emilse nos assuntos específicos da Fonoaudiologia. A primeira turma do curso de Fonoaudiologia graduou-se em dezembro do ano de 1993.
A professora Maria Laura de Queiroz foi a segunda diretora do curso, assumindo a função em 1995. Em 2002, o cargo de direção foi extinto e a professora Maria Laura passou a exercer a função de coordenadora do curso. Nesta gestão, as professoras Teresa Cristina Moura de Oliveira - 1995, Maria de Fátima Garrido – 1995/96, Cláudia Gonçalves Barros - 2002 e Denise Oliveira Brandão e Britto - 2002 estiveram como assessoras da direção.
Com vistas à renovação do reconhecimento, no ano de 2001 iniciou-se a reestruturação do projeto pedagógico, fato que trouxe a oportunidade de reestruturação do currículo do curso de Fonoaudiologia. Neste momento, o curso passou a oferecer 100 vagas, duas turmas de 50 alunos, em regime semestral – com duração de 8 semestres, com duas entradas anuais e um currículo mais atento às expectativas do mercado de trabalho daquele momento.
O curso de graduação em Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix obteve Conceito A no provão do ano de 2003, nota 4 no ENADE no ano de 2004 e qualificação 3 estrelas no guia do estudante em 2005.
Ao final do ano de 2005, o novo reitor, empossado em fevereiro de 2005, Prof. Hélio Dias da Silva, abriu edital para seleção de coordenadores e professores em regime de tempo integral para todos os cursos de graduação e de graduação tecnológica do Centro Universitário, tendo assumido o cargo de coordenadora a Profa. Ms. Lorena Luiza Costa e Rosa e contratadas em regime de tempo integral: Profa. Ms. Cláudia Gomes Ligocki, Profa. Ms. Luciana Mendonça Alves, Profa. Ms. Maria Elizabeth Siqueira Lemos e Profa. Ms. Teresa Cristina Moura de Oliveira.
O resultado dessa grande jornada foi a atribuição do conceito 5 pelo MEC para o curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, conferido após avaliação realizada em outubro de 2007.
Desde o início de seu funcionamento, as atividades programadas visam à formação integral, generalista e humanística dos alunos. Para isso, seu corpo docente é formado por profissionais que agregam duas condições essenciais que favorecem tal formação em se tratando da área da saúde: experiência clínica e qualificação acadêmica. Com tais atributos, o corpo docente é capaz de oferecer larga experiência na formação de profissionais com excelência para o mercado de trabalho.Proporciona-se então aos alunos a oportunidade de vivenciar a prática clínica que só se adquire com quem sabe. O fonoaudiólogo graduado pelo Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix é um profissional generalista, consciente dos processos de comunicação humana – motricidade orofacial, audição, voz e linguagem. É capaz de atuar, segundo princípios éticos e científicos e interagir de forma interdisciplinar no exercício da prevenção, promoção, avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação, levando em consideração a subjetividade, a história e o contexto sócio-econômico e cultural dos indivíduos.
A infra-estrutura, que já é adequada, tem passado por modificações para melhor atender às novas necessidades de professores e alunos. Incluem-se também as condições da Clínica-escola do Curso de Fonoaudiologia que, historicamente, tem como principal objetivo oferecer aos alunos deste curso uma experiência pré-profissional em situação real de trabalho, atendendo não só as exigências de estágios curriculares como também abrindo as portas para a prática profissional orientada. Visando a formação integral de seus alunos, dentro dos mais elevados princípios de liberdade, dos ideais de solidariedade humana e da fé cristã, as atividades da Clínica-escola tornaram-se um importante serviço prestado à comunidade, que usufrui de atendimentos do mais alto nível gratuitamente, sempre com o acompanhamento rigoroso dos professores durante a observação nos atendimentos e a exposição clínica no momento da supervisão.
REFERÊNCIA: Projeto Pedagógico

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