Boas Vindas!

Seja bem-vindo ao nosso blogger!
Este ano estamos comemorando os 21 anos do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix! E o nosso objetivo aqui e te contar um pouquinho dessa história de sucesso, conquistas e desafios!
Entre, e fique a vontade!!!

Sunday, October 23, 2011

Áreas da Fonoaudiologia



As Especialidades da Fonoaudiologia reconhecidas pelo CFFa foram estabelecidas na Resolução CFFa nº 320, de 17 de fevereiro de 2006 e atualizadas pelas Resoluções CFFa nº 382 e 383, de 20 de março de 2010:
1. AUDIOLOGIA

A “Audiologia é o campo da Fonoaudiologia voltado para promoção, prevenção, diagnóstico e reabilitação da função auditiva e vestibular, incluindo estudo e pesquisa. O objetivo principal da Audiologia é garantir a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo por meio da otimização de suas habilidades auditivas” (item 1 do art. 4º da Res.320/2006).
2. MOTRICIDADE OROFACIAL

 A “Motricidade Orofacial é o campo da Fonoaudiologia voltado para o estudo, pesquisa, prevenção, avaliação, diagnóstico, desenvolvimento, habilitação, aperfeiçoamento e reabilitação dos aspectos estruturais e funcionais das regiões orofacial e cervical” (item 2 do art. 4º da Res.320/2006).
3. LINGUAGEM
A “Linguagem é o campo da Fonoaudiologia voltado para o estudo, pesquisa, promoção, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de transtornos a ela relacionados, a fim de garantir e otimizar o uso das habilidades de linguagem do indivíduo, objetivando a comunicação e garantindo bem estar e inclusão social” (item 3 do art. 4º da Res.320/2006).
4. VOZ
A “Voz é o campo da Fonoaudiologia voltado para o estudo e a pesquisa da voz, a promoção da saúde vocal, a avaliação e o aperfeiçoamento da voz; assim como a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das alterações vocais, quer sejam na modalidade de voz falada como voz cantada” (item 4 do art. 4º da Res.320/2006).
5. SAÚDE COLETIVA
A “Saúde Coletiva é um campo da Fonoaudiologia voltado a construir estratégias de planejamento e gestão em saúde, no campo fonoaudiológico, com vistas a intervir nas políticas públicas, bem como atuar na atenção à saúde, nas esferas de promoção, prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos populacionais” (item 5 do art. 4º da Res.320/2006).
6. DISFAGIA

“O profissional especialista em Disfagia está apto, nos distúrbios da deglutição, a intervir com precisão em situações que envolvam a avaliação, diagnóstico e tratamento fonoaudiológico dirigidos à população nos diferentes ciclos de vida” (Art. 2º da Res.383/2010)
7. FONOAUDIOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL

No comments:

Post a Comment